Evolução do cérebro e exercício físico: a simbiose neural. Por Walace Gomes Leal
- neuroprotectpbiote
- 10 de nov.
- 1 min de leitura
Em outros artigos de divulgação científica relatei que o cérebro humano adulto é um órgão dinâmico com uma capacidade notável de adaptação a novas situações conhecida como neuroplasticidade.1-2
Discutimos achados científicos interessantes que em regiões cerebrais específicas do indivíduo adulto, como o hipocampo, há produção contínua de novos neurônios, 1 o que chamamos de neurogênese adulta. Vimos que experimentos realizados em animais mostraram que a neurogênese adulta é bastante estimulada pela atividade motora e por ambientes enriquecidos e que isso pode contribuir para o bem-estar mental.1
Uma importante questão teleológica a ser levantada é por que os exercícios aeróbicos, além de serem importantes para o condicionamento físico, também contribuem para o bem-estar psíquico? Por que pessoas se exercitando em ambientes naturais relatam uma sensação de felicidade? Isso está relacionado ao novo conceito de “exercício verde”.




Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.
Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor…