Felicidade ao amanhecer: a importância das coisas simples para a saúde mental. Por Walace Gomes Leal
- neuroprotectpbiote
- 10 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Parque Utinga, em Belém: refúgio verde. Foto: Walace Gomes Leal
O ano de 2017 foi bem difícil para mim. A pressão por produtividade acadêmica, a necessidade de publicar, a escassez de financiamentos para pesquisas e inúmeros problemas pessoais. O estresse era grande.
Eu tinha impressão de sentir os níveis de cortisol, um dos hormônios do estresse, aumentando na minha corrente sanguínea. Veio a sonolência excessiva durante o dia e a motivação diminuiu. Então eu intensifiquei as caminhadas e corridas no Parque Estadual do Utinga, em Belém, meu refúgio para enfrentar os desafios da vida.
Eu chegava bem cedo, geralmente entre 6 e 6:30 da manhã. Eu me sentia bem com toda aquela natureza – vento, flores e cheiros, cantos de pássaros, o sol ainda nascendo… uma paisagem exuberante. Sentia felicidade ao amanhecer. Como neurocientista, ficava pensando no que acontecia no meu cérebro. Por que ao caminhar naquele local maravilhoso, uma obra prima na cidade de Belém, me sentia tão bem?
Em pouco tempo, notei o estresse indo embora. A sonolência excessiva durante o dia tinha passado, bem como a ruminação negativa. A motivação estava recuperada e as dificuldades da vida não impactavam tanto, mesmo ainda existindo. Eu tinha aumentado a minha resiliência ao estresse.
Na física, resiliência “é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar ao seu estado natural após terem sido submetidos a uma deformação elástica”. Na psicologia, “resiliência significa resistência a estímulos negativos, às adversidades”. Na vida, é a capacidade de superar obstáculos, por mais duros que sejam, é ter força de vontade para vencer, mesmo que seja no último minuto.




Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.
Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor…