Novos neurônios do cérebro contribuem para a saúde mental. Por Walace Gomes Leal
- neuroprotectpbiote
- 10 de nov.
- 1 min de leitura
Uma das descobertas mais marcantes em neurociências, uma mudança de paradigma, foi a de que o cérebro adulto produz continuamente novos neurônios. Esse grande feito científico foi realizado por Joseph Altman e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, na década de 1960.1
No entanto, durante mais de 30 anos, até o início dos anos 90, a comunidade científica não acreditou na descoberta desse grupo, de que os chamados microneurônios, eram neurônios novos produzidos por mitose no hipocampo de roedores adultos.,2 Cientistas da época acharam que os microneurônios poderiam ser células gliais (astrócitos, microglia, oligodendrócitos), um tipo mais numeroso de células presentes no sistema nervoso central e que são fundamentais para a sobrevivência dos neurônios.
Com o advento de técnicas modernas de marcação inequívoca da mitose de novos neurônios no cérebro, provou-se de forma definitiva que o cérebro de mamíferos adultos produz continuamente novos neurônios. Isso ocorre em algumas regiões específicas do cérebro adulto conhecidas como nichos neurogênicos, incluindo a zona subventricular (SVZ) da parede dos ventrículos laterais, hipocampo e o estriado. Estes achados foram confirmados mesmo na espécie humana.2-4




Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.
Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor…